O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
No mundo em que vivemos, temos visto o avanço das tecnologias ao nosso redor; em cada necessidade, temos tecnologia na diversão, nos meios de comunicação, nos aparelhos domésticos e em tudo que utilizamos. Enfim, nos deparamos com a tecnologia em quase todas as áreas, inclusive na educação.
Temos telefones, celulares, pen-drives, computadores, ipods, tablets meios de comunicação através da internet, redes sociais, e-mails, blogs; facilitando a comunicação entre pessoas, diminuindo a distancia e facilitando cada pessoa, no seu dia a dia.
Nas escolas, já não são apenas o uso do quadro negro, do giz e dos livros didáticos, que fazem parte da rotina escolar; houve a introdução da tecnologia para servir como mais um acessório na transmissão e troca de conhecimentos. Com a introdução da tecnologia em sala de aula, o governo tem desenvolvido projetos, fundamentais para que o aluno tenha acesso a nova tecnologia, utilizando o computador e a internet juntamente com o livro didático, ampliando suas formas de aprendizado. Tecnologia essa, que muitas vezes não pode ser proporcionada pela renda familiar. Com esses projetos, surgiram mais maneiras de aquisição de conhecimento e de informações que serão úteis a cada aluno. Através da internet, o mesmo pode acessar livros, textos, imagens, notícias e junto com toda essa gama de informação, desenvolver habilidades e informações importantes para o seu crescimento cultural, social, profissional e acadêmico. Potencializando assim, suas oportunidades no mercado de trabalho.
Através do projeto UCA - Um Computador por Aluno, o Governo Federal tem oferecido laptop e internet para alunos de escola pública, fazendo com que cada um seja inserido na nova tecnologia. Desde 2007, projetos assim, tem feito parte da realidade de muitas escolas públicas; servindo como um meio de melhorar a educação de nosso país e dar mais chances, de cada aluno, expressar sua opinião e em tempo real, compartilhar suas ideias e interagir na aquisição e troca de conhecimento.
Além dos laptops em sala de aula, temos mais um projeto do Governo Federal, que através do Ministério da Educação, vai oferecer tablets aos alunos do ensino médio e assim, teremos a tecnologia andando de mãos dadas com a educação.
Não somente ao lado dos alunos, mas também dos professores e coordenadores pedagógicos, que estão cada vez mais envolvidos com os projetos, empenhados em preparar aulas interativas com as novas ferramentas, para atrair a atenção dos alunos e expandir suas habilidades. Preparados e interligados, através de reuniões presenciais e redes sociais voltadas para a educação, como o ProInfo, os educadores trocam informações, experiências e dicas, afim de otimizar o trabalho feito em sala de aula. Garantindo o sucesso e a eficácia das inovações.
O acesso as novas tecnologias, farão com que, cada aluno, tenha facilidade em desenvolver suas habilidades, e crie em torno de si uma atmosfera de estudo divertido e prazeroso. Deixando de lado a imagem do estudante que só aprende através da “decoreba', ganha a forma de um cidadão que questiona, critica e com isso, transforma o meio em que vive.